Eventos






13ª Festa do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França

Com o objetivo de divulgar um importante patrimônio tombado no bairro da Penha, será organizada durante o mês de junho a Festa do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, que em sua 13ª edição busca trazer para a atualidade uma reelaboração das tradições, com base na participação comunitária, na pesquisa e no resgate da memória.
A Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França é um patrimônio da cultura popular caipira e afro-brasileira que resiste até nossos dias, construída pela antiga Irmandade do Rosário dos Homens Pretos há mais de 212 anos.
Com o tema “Recado aos nossos ancestrais”, a festa homenageará esses antepassados que resistiram bravamente ao jugo da escravidão no Brasil, lembrando nossa responsabilidade em refletir sobre nossa história.
A festa se inicia no primeiro domingo de junho com o levantamento do mastro e segue com atividades culturais e religiosas no largo e Igreja do Rosário e no Centro Cultural da Penha. 
No domingo, dia 15 de junho, será realizada a Missa Afro Campal, ponto mais alto das comemorações, onde haverá a Coroação dos Reis de Festa e um cortejo com vários grupos de cultura popular, como congadas, moçambiques, folias, afoxés e maracatus, que cantarão e dançarão para seus santos padroeiros e ancestrais.
Durante todo o mês contaremos com a participação de vários voluntários, devotos e entusiastas, mostrando o quanto a Festa do Rosário pertence a todos os povos,  especialmente aos que buscam se conectar às suas raízes.

Programação
*Programação sujeita a alteração.

Local 
Igreja de Nossa Senhora Rosário dos Homens Pretos
Largo do Rosário, s/n, Centro da Penha, São Paulo – SP

Centro Cultural da Penha e Teatro Martins Penna
Largo do Rosário, 20, Centro da Penha, São Paulo – SP

Como chegar
Do Metrô Penha saem as lotações: Vila Sílvia (2718-10) ou Jardim Keralux (2735-10) 4º ponto (referência Shopping Penha).

Dia 1º/06 (domingo) Largo do Rosário
10h – Abertura dos festejos: Celebração Afro e levantamento do mastro

Dia 7/06 (sábado) Largo do Rosário
A partir das 12h – Projeto Nego Dito: Atividade especial no mês de junho, com uma feira da cultura negra e apresentações musicais.
16h – Bloco Afro Ilú Oba de Min
O Bloco é composto exclusivamente por mulheres que desde 2005 sai às ruas de São Paulo celebrando a cultura afro-brasileira e destacando a participação das mulheres no mundo.
18h – Missa Afro

Dia 14/06 (sábado) Largo do Rosário
A partir das 12h – Festa Caipira: Apresentação de quadrilha, trios nordestinos, recepção das congadas e grupos de cultura popular, barraquinhas de quitutes da culinária paulista caipira e afro.
17h - Grupo Musical Os Brasas do Nordeste
O Grupo apresenta ao público um repertório diversificado com composições de vários artistas, como Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Jackson do Pandeiro entre outros.

Dia 15/06 (domingo) Largo do Rosário
9h – Missa Afro Campal, Coroação dos Reis de Festa e procissão.
Grupos convidados:
Congada Santa Efigênia, Mogi das Cruzes – SP
Grupo Samba Lenço de São Benedito de Mauá – SP 
Marujada/Congada Nossa Senhora do Rosário de Mogi das Cruzes – SP 
Congada Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes – SP 
Moçambique Capela Santa Cruz de Botujuru, Mogi das Cruzes – SP
Congada Batalhão Nossa Sra. Aparecida, Mogi das Cruzes – SP
Congada São Benedito Conjunto Santo Ângelo, Mogi das Cruzes – SP
Maracatu Bloco de Pedra, São Paulo – SP 
CIA Maracatu Porto de Luanda, São Paulo – SP
Folia de Reis Estrela do Oriente de Vila Nhocuné, São Paulo – SP
Moçambique Cambaiá, São Paulo – SP
Congada de Carmo do Cajuru – MG
Congada de Divinópolis - MG
Congada de Santa Ifigênia de Conselheiro Lafaiete – MG

Programação especial de cinema no Teatro Martins Penna, Centro Cultural da Penha
 Dia 17/06 (terça) 19h30
CARTOLA, MÚSICA PARA OS OLHOS (RJ, 2006, DOC, COR/PB, VÍDEO, 88’) Direção: Lírio Ferreira e Hilton Lacerda.
BABAÚ NA CASA DO CACHAÇA – VERDE E ROSA BLUES (RJ, 2005, DOC, COR, 35MM, 20’) Direção: Luiz Guimarães de Castro.
Dia 24/06 (terça) 19h30
A NEGAÇÃO DO BRASIL (SP, 2000, DOC, COR/PB, 35MM, 91’) Direção: Lírio Ferreira e Hilton Lacerda.
CAROLINA (SP, 2003, DOC, COR, 35MM, 1:1.85, DOLBY DIGITAL, 15’)

Dia 20/06 (sexta) Teatro Martins Penna, Centro Cultural da Penha
20h – Apresentação musical de Edvaldo Santana.
“Quem se movimenta recebe, quem se desloca tem preferência” é com essa sabedoria da linguagem futebolística que podemos compreender a ginga inquieta e ousada por onde se desenvolve a obra de Edvaldo Santana, que interpreta músicas inéditas do seu sétimo álbum solo “Jataí”.

Dia 21/06 (sábado) Largo do Rosário
A partir das 12h - Roda de Samba do Rosário
18h – Dinho Nascimento “Berimbau Blues”
Berimbau Blues é o nome da composição instrumental na qual Dinho utiliza um copo d’água como slide para tirar a melodia no berimbau. Adepto das fusões musicais, o percussionista, compositor e cantor, capoeirista na essência, Dinho Nascimento acrescenta novas sonoridades à música brasileira.
19h – Missa Sertaneja.

Dia 27/06 (sexta) Teatro Martins Penna, Centro Cultural da Penha
20h – Apresentação da cantora Fabiana Cozza
Considerada por críticos e público uma das importantes intérpretes da música brasileira contemporânea. Vencedora do Prêmio da Música Brasileira 2012 – Melhor Cantora de Samba.

Dia 28/06 (sábado) Largo do Rosário
18h – Terço cantado, coroação de Nossa Senhora do Rosário e retirada do mastro (encerramento das comemorações).

Todas as atividades são gratuitas. 
Para as atividades no Teatro os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da apresentação.

Informações
(11) 2306-3369 – Movimento Cultural Penha
largodorosario.penha@gmail.com
largodorosario.blogspot.com

Organização
Comissão de Festa do Rosário 2014



Síntese da História Geral da África e conteúdos para a educação infantil - evento de lançamento

© UNESCO
No âmbito do Programa Brasil-África: Histórias Cruzadas, criado em resposta à promulgação da Lei n° 10.639 de 2003, que determina a inclusão de conteúdos sobre a história da cultura afro-brasileira e africana na educação básica nos sistemas de ensino no Brasil, estão sendo lançados, em 21 de março de 2014, dois materiais pedagógicos: a “Síntese da coleção História Geral da África” e o livro “História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil”.  Além disso, haverá também o lançamento do Prêmio Curta Histórias.
Os lançamentos acontecem durante o evento Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial: o Papel da Educação, das 8h30 às 12h, no auditório que fica no térreo do Ministério da Educação, em Brasília. A promoção é uma parceria entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Integração do Ministério da Educação (MEC/SECADI) e a UNESCO no Brasil. O evento será aberto ao público, de acordo com a lotação do auditório.
A “Síntese da coleção história geral da África” está publicada em dois volumes e pretende fornecer subsídios para pesquisadores e estudantes, bem como para a prática pedagógica de professores responsáveis pela educação básica, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos em relação à história e a cultura africana. O volume 1, dividido em quatro capítulos, contém, de forma criteriosa, o resumo dos temas publicados nos quatro primeiros volumes da edição completa da coleção História Geral da África, abordando os períodos desde a pré-história até o século XVI. O volume 2 aborda os temas tratados nos quatro últimos volumes da edição completa da coleção, abrangendo desde o século XVI até o século XX.
O livro "História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil", por meio de projetos pedagógicos, disponibilizará tanto para os professores responsáveis e compromissados com a educação da primeira infância quanto para os interessados de modo geral, conteúdos sólidos para a formação e o conhecimento sobre a riqueza, as diferenças e a diversidade da história e da cultura africana e suas influências na história e na cultura do povo brasileiro, contribuindo, também, para a o desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras da igualdade étnico-racial.

Fonte:http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/education/inclusive-education/general-history-of-africa/summary-of-the-gha-collection/#c1398789

Nenhum comentário:

Postar um comentário